Anúncios

Saia rolando! Comidas holandesas imperdíveis

roti kip

Os holandeses não são particularmente conhecidos pela sua culinária. Pudera, as principais refeições deles consistem em batatas e outros legumes amassados e transformados em purê ou então empanados e fritos e refritos.

Mas calma, você não vai morrer de fome ou de chatice gastronômica em Amsterdam.

Primeiro porque esta é uma cidade cosmopolita onde você pode comprar pizza a 5 euros na área turística (afinal, esta também é a capital europeia da larica), McDonalds, Burger King e afins.

Segundo porque no delicioso bairro De Pijp existem restaurantes de praticamente todos os cantos do mundo de onde vêm imigrantes. Sim, estamos falando de comida indiana e árabe, mas também de comida surinamenha (ex-colônia holandesa) e de diversos cantos da África.

*a primeira foto do post é do Roti Kip, um prato típico surinamenho que consiste em purê de batata com curry, frango, um ovo no molho e pão de influência indiana*

Terceiro porque, apesar de os pratos salgados holandeses não serem muito atraentes, NÃO PODEMOS NOS ESQUECER DAS SOBREMESAS. Esse sim, meus amigos, é um perigo delicioso.

Caia no doce

Faça uma visita ao supermercado mais próximo e abasteça-se de speculaas (biscoitos de especiarias, típicos do natal, mas é possível encontra-los em outras épocas), bolinhos de todos os jeitos e mais biscoitos mil (com ou sem psicoativos). Apenas experimente. Tudo.

Um que eu curti muito é um tipo de wafel fininho com cobertura de chocolate que em holandês se traduz como “space cakes” e não são o que você está pensando.

E claro, você não foi à Holanda se não experimentou a maior magia que os holandeses já inventaram: os stroopwafels.

Os stroopwafels são um sanduíche de dois waffles fininhos com caramelo no meio. Falar assim não explica toda a sensação que esses biscoitos dão às papilas gustativas, então meu conselho é que vocês VISITEM A HOLANDA e EXPERIMENTEM.

Não dá no momento? É possível encontrar stroopwafels em Holambra (aquela cidade brasileira com muitos descendentes de holandeses), em algumas padarias em SP e, eventualmente, no Pão de Açúcar da Teodoro Sampaio em SP (importados da França – ??? pois é).

stroopwafel!

Em Amsterdam, eles estão à venda em qualquer supermercado, mas o melhor mesmo é ir até o mercado local – o Albert Cuyp Market – e comprar um direto com o DEUS DOS STROOPWAFELS, que faz os biscoitos na hora pra você (foto acima). Cuidado pra não se queimar com o caramelo.

Outras atrações gastronômicas incluem:

Batatas fritas – sim, elas são sensacionais na Holanda. Não dispense a maionese, ela não é qualquer hellmanns, é coisa da boa mesmo.

Frikandel e kroketen – bolinhos fritos de carne e massa. São gostosos, principalmente com os molhos de amendoim e mostarda, além da onipresente maionese.

Torta de maçã – não é tipo as tortas que eu conhecia daqui do Brasil com maçãs finas fatiadas. São tortas monstro com maçã cortadinha e cozida com canela e amor. A melhor é a da Winkel – não é por acaso que este café tem uma foto da torta bem na sua fuça no site.

torta de maçã

Apenas aprecie a vida e role de volta pra casa.

Anúncios
Comments
6 Responses to “Saia rolando! Comidas holandesas imperdíveis”
  1. Cláu disse:

    SPECULAAS ❤ amiga alemã me apresentou! é lindo =')
    morrendo com esse post. próxima vez na Holanda, rolarei de amor.

  2. Natália Puga disse:

    Acredita que fui para amsterdam e NÃO comi stroopuahhuihdad? Juro que só me dei conta disso no aeroporto, já na volta, quando pensei “estou esquecendo de alguma coisa”. Talvez porque no dia que eu ia no Albert Cuyp tenha chovido tanto que o programa furou. MAS comi esse space e amei!!!!

  3. helio disse:

    Gente, vocês podem achar em São Paulo, em vários endereços, e pela Internet, nossos deliciosos stroopwafels, inclusive com recheio de banana – http://www.sobremesasdomundo.com.br. Experimentem. Seguimos a receita original holandesa.

  4. Os verdadeiros stroopwafels, feitos com receita de familia e por uma empresa holandesa em Holambra… entre em contato atraves do sac@omabeppie.com.br!

Trackbacks
Check out what others are saying...
  1. […] Lívia Aguiar, do blog para mochileiros eusouatoa, fez um post muito legal sobre a culinária holandesa, e não tinha como deixar de falar do maravilhoso Stroopwafel. Vejam as dicas dela e depois […]



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: