Anúncios

Nos arredores de Madrid, um mosteiro belíssimo e uma viagem no tempo

San Lorenzo de El Escorial foi o primeiro lugar que conheci fora do Brasil (aeroportos não contam!). Quando eu tinha 14 anos, participei de um programa de colônia de férias no colégio interno que funciona dentro do castelo El Escorial – hoje parte museu, parte mosteiro e parte escola. Não precisa dizer que eu, fã que era e ainda sou, me achava em Hogwarts quando estava lá, né?

Construído no século XVI pelo rei Felipe II, o palácio parece menos com aquela coisa Disney e mais com uma grande caixa de pedra quadrada. A beleza dele está nos quartos ricamente decorados que se pode ver no museu, nos jardins e lagos e na cidadezinha charmosa que fica em volta. Eu também adoro a catedral, situada no meio de tudo! Vale dizer que El Escorial é um Patrimônio da Humanidade segundo a UNESCO e que a minha tia avó visitou o lugar na primeira metade do século XX, em sua lua de mel! ❤

Este ano, com minha amiga Arancha, espanhola e que conheci nesse intercâmbio 11 anos atrás, fui revisitar o Escorial e conferir se o castelo ainda estava por lá – SPOILER: estava!

Meu quarto ficava bem à esquerda, na primeira janelinha do telhado cinza da esquerda pra direita.

Pegamos um ônibus na rodoviária de Madrid e em menos de uma hora estávamos revendo o monumento que foi o lar de tantas lembranças queridas!

Fizemos tudo que costumávamos fazer na rotina do intercâmbio:

. Almoçamos com o pão duríssimo, que aparentemente é um problema (ou tradição) da cidade, pois ele tinha a mesma textura do tempo que estávamos lá. Eu me lembro que fizemos uma guerra de comida num dos últimos dias e uma menina saiu com o nariz sangrando porque tinha sido atingida por um pedaço de pão!

. Tomamos sorvete na Los Valencianos, que faz os mesmos sorvetes caseiros e deliciosos do nosso tempo de intercâmbio em 2001 (e provavelmente muito antes também).

. Tomamos granizado de limón!! ❤ Tipo um slooshie de limão, super refrescante pro verão espanhol e o que eu tomava todos os dias nos intervalos das aulas de espanhol!

Granizado de limón for life! Eu não tinha óculos tão legais em 2001, no entanto. 

. Comemos milhões de balas de goma da mesma loja que sempre esteve na pracinha de San Lorenzo.

. E, pra não dizer que só comemos na nossa daytrip por El Escorial, passamos diversas horas observando o palácio e explorando o interior da escola! Era o último dia de aulas e conseguimos nos esgueirar lá pra dentro e explorar os corredores que conhecíamos tão bem.

Essa estátua me assustava sempre quando passeávamos pelo colégio à noite, as luzes apagadas e o medo de sermos descobertas!

Não entrei no museu dessa vez, porque o vi diversas vezes na primeira vez que estive em Escorial, mas super vale a pena! Me lembro que a biblioteca era MUITO impressionante, assim como os tesouros reais e quartos arrumados como eram na época.

Arancha e eu! Recobrando as calorias perdidas na Índia, hahaha

Madrid é muto bonita, uma cidade ótima de andar por aí, com muitos museus incríveis – NÃO PERCA o Reina Sofia ou o Del Prado.

Mas, se tiver um tempinho extra, aproveite para relaxar em El Escorial: comer bem e ver um palácio muito legal cercado por natureza verde e montanhas é sempre uma ótima pedida! Também dá pra fazer um trekking montanha acima. No mirante final fica uma cadeira onde o rei Felipe II costumava sentar para pensar – e a vista é maravilhosa! Como desta vez o clima era mais pra comer e relaxar, não subi a montanha, hehehe.

Foto tirada sorrateiramente dentro do colégio 🙂

Anúncios
Comments
One Response to “Nos arredores de Madrid, um mosteiro belíssimo e uma viagem no tempo”
  1. Fabi disse:

    Lugar legal hein? Curti!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: