Anúncios

Planos de viagem: o que levar

– Você vai viajar OITO meses? A sua mala vai ser enooorme!

– Volta ao mundo? E como você vai carregar tanta bagagem?

– E como que coloca tudo na mala?

Essas perguntas aparecem muito frequentemente quando conto que vou viajar. E eu vou respondê-las com um “segredo”: a mala que viaja 8, 12, 36 meses é a mesma que viaja duas semanas. Não tente lutar contra isso.

 Se o clima for variar muito (não é o meu caso, pois só verei inverno em Hong Kong, que faz mínima de 9 graus), vai haver o adicional problema dos casacos e coisas térmicas – mas mesmo isso você pode adquirir no caminho e descartar quando for voltar a ver o verão.

Tem gente que consegue reduzir para uma mala de uma semana, outros de apenas dois dias (como esse maluco ❤ que fez uma volta ao mundo sem mala nenhuma, só com um colete e uma calça cheios de bolsos). Meu mínimo atual é duas semanas mesmo – gosto de variar as blusas e de ter opção de calça. Mas eu sei que conseguiria diminuir mais. Ao gravar o vídeo abaixo eu já vi coisas que poderia cortar fora, hahahaha.

A palavra-chave é desprendimento. Você vai levar todas essas coisas nas costas. Tem certeza que quer fazer uma mala pesada?

Optando pelo leve, você não vai conseguir montar visuais diferentes todos os dias, mas juro que dá pra paquerar no bar do hostel e até cair na balada como se você fosse um nativo sem cometer gafes de estilo. Vamos combinar: você quer conhecer o mundo ou achar um lugar diferente pra fazer as fotos de um blog tipo o Hoje Vou Assim?

Meus critérios para fazer uma mala:

– todas as blusas (ou quase) devem combinar com todas as calças/saias/shorts e com os sapatos que for levar

– todas as roupas devem resistir a incontáveis lavagens à mão em pias/sabão em pó no balde/lavanderias descuidadas (proibido levar aquela blusinha que tem que ser lavada à mão com sabão de coco e aquela calcinha muito ousada pra ser pendurada no varal improvisado do quarto)

– todas as roupas devem ficar lindas sem precisar passar à ferro

– todas as roupas devem secar rápido (de uma noite para o dia, de preferência)

– só leve sapatos que amem seus pés e sua coluna. E que adorem caminhar

– não leve nenhuma roupa ou sapato que você ame tanto a ponto de não conseguir descarta-lo se ele não seguir os critérios acima/rasgar/puir/se desfazer durante a viagem

Confira o vídeo vergonhoso que fiz com as coisas que tô levando na mala:

Mala ou mochila?

Eu sou uma eterna defensora das mochilas. O mochilão pode ser desconfortável na hora de colocar e tirar e podem virar o Caos Eterno se você não cuidar. As malas de rodinhas podem parecer a melhor escolha dentro de um aeroporto com o chão lisinho e a tampa que abre revelando todo seu conteúdo. Mas você vai agradecer a mochila quando entrar em um metrô que só tem escadas e ver um outro turista bufando pelos degraus levando uma mala de rodinhas.

Se for optar por um roteiro só de aeroportos e taxis, faça sua mala! Do contrário, se você tiver trens, metrôs, ônibus, ruas tortuosas e trechos à pé circulando entre as diferentes possibilidades de albergues anotadas na sua listinha pré-viagem, vá de mochila e ame-a para sempre.

Vocês viram a minha mochila no vídeo: comprada em Ciudad Del Este, ela não tem marca nenhuma e nenhuma firula. Talvez eu compre outra menor em Hong Kong, pois vou viajar muito tempo, não preciso desse espaço todo e lá deve ser barato uma mais bacana com controle de calor nas costas (sério, é mto quente levar esse meu singelo trambolho), mas essa mochilinha vermelha me serviu bem na Argentina, na Bolívia e no Peru, por aeroportos, ônibus, amarrada em tetos de kombis e pendurada em tuktuks.

A mochila antes…

… e depois! Sobrou tanto espaço nela que cogito comprar uma menor, de 44 litros, em Hong Kong – WIN

Uma dica que recebi de uma amiga escolada em viagens: leve saquinhos de pano para guardar suas coisas. Sacolas plásticas fazem um barulho ENSURDECEDOR em quartos de hostel cheios (pela manhã e à noite especialmente) e elas também ajudam a compartimentar as coisas dentro da mochila. Vou levar uma sacola para roupas íntimas, outra pra meias, outra pra biquinis, outra pra blusas e outra pra calças/shorts e finalmente uma vazia – para a roupa suja.

Tudo ensacadinho

Gadgets – levar ou não?

A minha resposta inicial é NÃO! Mas calma. Não precisa ser tão radical.

Acontece comigo: quando estou com bens de valor, fico completamente paranoica, com medo de me roubarem. Em uma cidade que não conheço, então, isso piora!

Já viajei com notebook e quis arremessa-lo pela janela no meio do caminho, porque ele pesava demais e eu não precisava dele para nada. Mas né? Não ia jogar meu Darth Vader (nome carinhoso do meu toshibinha <3) em um lote vago boliviano, então engoli o peso e segui com ele até o Brasil.  Se você trabalha com fotografia/vídeo/outras coisas que precisam de computador e câmeras caras durante a viagem, leve (fazer o quê…), mas faça um seguro e tenha menos rugas de preocupação. A World Nomads, onde fiz meu seguro de viagem, também assegura bens materiais por uma taxa extra. Existem outros serviços, mas nunca usei, então não tenho como recomendar.

Darth Vader não vai viajar em 2012

Para a minha viagem, também descarto a possibilidade de levar um tablet. Sério, para quê serve um ipad na sua viagem? Se eu quisesse ler meus feeds de rss e jogar Angry Birds, eu ficava em casa.

Já o kindle… pode vir a ser útil para consultar guias de viagem (geralmente tão pesados e volumosos) e ler o último livro da série Song of Ice and Fire enquanto toma um mojito numa ilha do oceano Pacífico (já viu o TAMANHO desses livros?), mas mesmo assim… é mais um pedaço de tecnologia que você vai querer levar o tempo todo consigo para não deixar “desprotegido” no hostel/host do couchsurfing.

E isso significa mais volume, mais peso, mais suor desnecessário no verão sulasiático. E se chover?! Sério, você quer mesmo levar essa preocupação pra viagem?

Eu devo levar só a minha camerazinha que não é nada de mais, mas faz fotos bonitas, e um celular que pega internet – pra poder manter vocês atualizados, só por isso!, rs.

(ok, tb quero dar check-in no Foursquare por alguns lugarezinhos do mundo, hahaha)

Mas e os livros? Guias? Garrafas de água? Caderninhos de viagem?

Calma, isso vai na mochila de mão, uma oooutra novela. Quando vou viajar de avião, pensando no risco de minha mochila ser extraviada, sempre levo uma camiseta e uma calcinha extra na bagagem de mão (quando chego no lugar, volto isso pra mala grande pra não ficar carregando peso). E tenho uma necessaire pequenininha com escova e pasta de dentes e grampos de cabelo pro caso de ter que sobreviver por um tempo sem shampoo e outras coisas que vão na mala grande.

O resto das coisas que levo na “mochila de dia”: caderninho de anotações, o livro que estiver lendo no momento, guia do lugar (ou um monte de anotações sobre ele, caso não tenha um guia), garrafa de água, câmera fotográfica e protetor solar. Se tiver com outros gadgets, eu levaria nessa mochila também.

Pra finalizar:

Caso faça um frio de outro mundo de repente, caso minhas calças não caibam mais, caso minhas blusas morram com tantas lavagens no meio da viagem, caso minha mala seja roubada… basta comprar mais coisas (se a mochila sumir, *bate na madeira*, fiz o seguro pra isso mesmo). Roupas de frio são mais baratas (e eficientes) nos países que fazem frio. E em toda cidade existe uma biboca que vende tudo que você pode vir a precisar. Não precisa ficar esquentando a cabeça com essas coisas, enfim.

Um ano usando menos de 12 quilos de bagagem. Você consegue?

Anúncios
Comments
13 Responses to “Planos de viagem: o que levar”
  1. Marília disse:

    Tem que trabalhar muito com o desapego para levar tão pouco. Até a minha bolsa do dia-a-dia tem toda uma vida dentro.

  2. Cláu disse:

    Não sei o que que é mais sensacional nesse post: o preparo DA VIAGEM, a sua organização e lógica incríveis ou O SEU LAPTOP SE CHAMAR DARTH VADER.

    migs, o arraso nunca para ❤

  3. Tex disse:

    Como voce mesma disse, é tudo uma questão de disprendimento! heheh
    Eu sei que nunca farei uma viagem dessa, sim eu gostaria muito, mas são 8 meses, é muito tempo. Prefiro separar em varias idas hahaha Por isso vou ler a sua viagem!

    Voce saiu da abril ou está na geladeira para depois vender a historia? XD Me passou essa pela cabeça! Adorei sua mala. Estou indo pro Chile dia 11 e vou levar em conta o que aprendi com esse post de hoje ao fazer minha mala! ^^

  4. Lucas Creek disse:

    um pergunta levemente ~preocupada~: COMO vc vai escrever posts pelo celular??? ou vc NÃO VAI ESCREVER posts, assim, POSTS como este aí em cima?!?!?!

  5. Maira disse:

    “E se chover?!” Você vai precisar de um milagre pra não enfrentar uma chuva…

    Sobre o livro que está lendo: como é o esquema? Vai renovar e abandonar os livros pelo caminho ou manter só um mesmo? (pra entrar pro recorde de maior número de leituras seguidas de um mesmo livro, haha).

    • Liv disse:

      Maíra, quanto ao livro, meu plano é troca-lo ou descarta-lo no caminho 🙂 não sou muito fã de releituras infinitas (a excessão de Harry Potter durante a minha adolescência, hahaha)

Trackbacks
Check out what others are saying...
  1. […] a semana de viagens mochileira. A dica de levar sacos de pano em vez dos de plástico peguei do blog da Lívia, e eles são realmente mais práticos e diminuem o barulho dentro de quartos compartilhados com […]

  2. […] a semana de viagens mochileira. A dica de levar sacos de pano em vez dos de plástico peguei do blog da Lívia, e eles são realmente mais práticos e diminuem o barulho dentro de quartos compartilhados com […]

  3. […] né? E, para quem quiser saber mais sobre o assunto: How to Pack Your Backpack no Hostel Bookers A mala da Lívia no Eusouatoa A mala da Shannon no A Little […]



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: